Estamos quase completando três meses em Bali. Por enquanto, limitamos nossos deslocamentos à própria ilha – com visitas a Penglipuran, Amed e ao Templo Agung Besakih –, ou a ilhas próximas, como no passeio a Nusa Lembongan. (Você pode relembrar cada um deles clicando nos links.) Está na hora, portanto, de ampliar os horizontes. Um pouquinho só, pelo Sudeste Asiático.
Neste post, vou compartilhar rapidamente os planos que estamos fazendo para a próxima semana, quando a escola estará em recesso de primavera.
Spring Break
O que vai permitir a extravagância de passear pelo sudeste asiático no meio de outubro é o Spring Break.
A escola dos meninos é internacional e segue o modelo de pausas curtas ao fim de cada bimestre. O primeiro break acontece na próxima semana e decidimos não perder tempo. Saíremos da escola na sexta (11) diretamente para o aeroporto.
Primeira parada: Singapura
Nossa primeira parada será praticamente uma escala técnica. Duas horas e meia de vôo bastarão para que aterrissemos em Singapura, uma ilha independente na pontinha da península da Malásia, a leste da ilha indonésia de Sumatra.
Acrescentei um mapa para facilitar a localização, porque se as suas aulas de Geografia foram como as minhas, não vai ser fácil localizar essa ilha na memória.
Nós teremos uma manhã por lá apenas, antes de embarcar novamente num avião, então não vai dara para fazer muita coisa.
Parada seguinte: Camboja
Voaremos na tarde do dia 12 para Phnom Penh, a capital do Camboja. Para muitos de nós, no hemisfério Sul da porção ocidental do globo, o Camboja aparece no imaginário associado à Guerra do Vietnã (1959-1975) e ao sangrento genocídio perpetrado pelo Kmher Vermelho entre 1975 e 1979.
O país, no entanto, tem uma história milenar fascinante, que deixou legados culturais e religiosos. Vamos visitar basicamente três lugares: a capital, Phnom Penh, a região de Mondulkiri, na fronteira com o Vietnã, e o complexo de templos de Angkor, em Siem Reap.
Um gostinho de Tailândia
Finalmente, em nosso caminho de volta, vamos incluir uma passagem rápida pela Tailândia. Vamos conhecer apenas Bangkok desta vez, antes de retornarmos a Bali.
Atrações que pretendemos visitar
- Singapura: roteiro de uma manhã com visita a Chinatown, Little India e/ou Jardim Botânico.
- Camboja: pontos turísticos de Phnom Penh visita à cidade tradicional de Senmonoron, na fronteira com o Vietnã, para ver elefantes em seu habitat natural; visita aos templos de Angkor, em Siem Riep.
- Tailândia: três dia em Bangok para turismo na cidade.
De volta a Bali
No dia 20, aterrissamos novamente em Bali. Com os horizontes, ampliados, espero. Uma coisa interessante que tenho experimentado nesta aventura asiática é a novidade de viajar com adolescentes.
Longe vão os dias em que Luca e Caio aceitavam tudo o que lhes era proposto e se divertiam. Embora eu saiba que eles já entraram naquela fase em que os pais deixam de ser tão impressionantes, eu às vezes tenho a impressão de que eles não percebem o tamanho da oportunidade que estão tendo. Vamos torcer, porém, para que desta vez seja suave.
Comments
2 respostas para “Hora de ampliar horizontes pelo Sudeste Asiático”
[…] – Hora de ampliar horizontes pelo Sudeste Asiático […]
[…] – Hora de ampliar horizontes pelo Sudeste Asiático […]